segunda-feira, 8 de outubro de 2018

NEBULOSA | 5 coisas que me satisfazem


Num momento em que tem sido difícil encontrar coisas boas dentro e fora de mim, decidi desafiar-me. A ideia surgiu num final de tarde, enquanto regressava a casa, depois de um dia na faculdade. Estava frustrada, desanimada e tinha a cabeça cheia de macaquinhos. Não tinha vontade para nada e nem a perspetiva de regressar a casa parecia ser motivo de alegria. A minha família estava à minha espera e tinha sido a primeira semana de aulas do meu irmão, por isso, queria saber como é que tinha corrido. Além disso, como não ficar contente quando, para além da tua família, tens companheiros de quatro patas à tua espera depois de terem ficado uma eternidade sem te ver? Impossível não sorrir quando vês dois mastedontes a correrem na tua direção de cauda a abanar! Tem mais piada ainda quando eles não têm cauda e, por isso, abanam o rabo.

Percebi que não podia continuar assim, mas não sabia por onde começar. Pensei que fosse ser fácil. Afinal de contas, são  cinco coisas. Quão difícil pode ser encontrar cinco momentos que nos fazem sentir bem connosco e com o mundo, não é? Demorei semanas, mas encontrei cinco ocasiões que me satisfazem, que me fazem feliz e que me deixam com um sorriso nos lábios.

Misturar o leite no chá - Apesar de gostar de chá, não está na minha rotina bebê-lo. Particularmente de manhã. No entanto, depois de ter passado alguns dias em terras de Sua Magestade, mudei de ideias. O pequeno-almoço nunca era igual ao do dia anterior, mas a chávena de earl grey permanecia a mesma. No meu caso, com um toque de leite. Por o leite ser mais denso que a água, não se misturam logo e durante alguns instantes temos a possibilidade ver algo simples, mas bonito. Entre as diferentes tonalidades e profundidades, esquecemo-nos que estamos a olhar para uma chávena de chá com leite e ficamos encantados com algo tão mundano.

Pão acabado de sair do forno - Felizmente para a minha família, nunca fui a mais esquisita a comer. Mas se os meus critérios são altos para um alimento, então, é com o pão. Não gosto de pão caseiro. Não gosto de pão mole. Não gosto de pão mal cozido, mas também não gosto de pão demasiado cozido. Só gosto de um certo tipo pão de sementes, mas estou para experimentar o pão de beterraba, girassol e um outro ingrediente que torna o pão verde, mas que não me lembro do nome. Para mim o pão é uma bolinha (não, não uma carcaça ou um papo-seco, mas uma bolinha) crocante por fora, mas fofa por dentro. Se estiver quente por saiu há pouco do forno melhor ainda. Não é o facto de comer que me deixa satisfeita, mas a sensação de conforto que me propociona. O quebrar da côdea, a farinha nos dedos, o aroma a pão acabado de cozer. Coisas simples que nos fazem sentir bem.

Ver pessoas a passearem cães - Talvez a coisa mais estranha desta lista. Adoro cães e, em momentos de maior aperto, eles revelaram-se autênticos companheiros. Fazem-me rir com a mesma facilidade com que me acalmam, por isso, como não os incluir? O meu momento preferido é quando chamam os animais. Normalmente, isto passasse com senhoras mais velhas que escolhem como companheiro de passeios aqueles cães que temos sempre medo de pisar. Não é tanto o lado cómico da cena que me satisfaz, mas o carinho com que os tratam, a amizade que se constrói com o atirar da primeira bola, a relação de confiança que começa com o primeiro biscoito!

Meias coloridas em visuais "sérios" - O contraste entre um visual sóbrio e a meia colorida e/ou com padrões é uma das coisas que mais me feliz. Noto isto especialmente nos homens. Sempre achei essa forma de vestir interessante, porque me surpreende (logo eu que não gosto de surpresas). Aquele toque de irreverência, aquele twist que muda a imagem que temos da pessoa, aquela sensação de business on the outside but party on the inside.

Roupa da cama acabada de lavar - Não há sensação como a de nos deitarmos numa cama com roupa acabada de lavar. O conforto que nos permite relaxar e descansar apenas é ultrapassado por um simples sentimento: é bom. Quase que sentimos a nossa barra de energia aumentar só porque nos sentimos bem no lugar em que estamos. Não gosto de amaciadores com cheiros fortes e, por isso, o meu campeão é o tradicional sabão azul e branco que a minha avó usava (e ainda usa) quando ía à terra-natal dela e lavava a roupa no tanque. Um aroma que nos relaxa e que nos traz memórias.

Já revelei aquelas cinco coisas que me satisfazem. Quais são as vossas?

1 comentário: