domingo, 7 de outubro de 2018

A PEQUENA TELA | The toys that made us


Depois de ter ouvido falar tanto e tão bem da Netflix, eis que me deparo com acesso a uma conta. Um universo de escolhas. Uma miríade de temas. Uma panóplia de opções! Fui ver documentários. Não sou particularmente picuinhas com as séries que escolho, mas gosto de dar uma vista de olhos pela secção dos documentários e das séries históricas. E assim foi com a Netflix. De comando na mão e com tempo para dispender, lá estava eu. Encontrei um ou outro documentário que me interessou, mas não passou disso. Fiquei um pouco desiludida porque pareciam todos tratar o mesmo tema e, em História, há tanta coisa para trabalhar, tanto para mostrar e dar a conhecer. Foi nesse momento de 'eu não vou desistir de ti, Netflix' que encontrei um documentário original da Netflix que logo me despertou a atenção: The toys that made us.

Ao longo de oito episódios, são explorados oito brinquedos diferentes. Entre a aventura que foi lançar a linha de brinquedos Star Wars e o nascimento da Hello Kitty, é-nos explicado o processo de criação do brinquedo e as várias fases de desenvolvimento antes e depois de chegar às prateleiras das lojas. É possível que esteja muito atrás no que toca a documetários e que a minha ideia sobre eles também seja antiquada, mas fico sempre com a sensação que quando fundimos entrevistas e documentários há uma falta de dinâmica e de ritmo que faz com que esqueçamos aquilo que vimos pouco depois de termos visto. Algo que não aconteceu com The toys that made us. Num misto de humor e alguma seriedade, é-nos apresentado o processo criativo, a execução de ideias e como empresas e brinquedos se foram transformando ao sabor do tempo.

Sou uma fã da Barbie desde que me lembro e quando vi que tinha um episódio somente dedicado àquela boneca que tantas vezes vesti, despi e cortei o cabelo, como poderia deixar-me ficar? É. Não pensei duas vezes e cliquei. O que mais me surpreendeu, no entanto, foi que o meu episódio preferido não foi o da Barbie. Entre Star Wars, Barbie, He-Man, G. I. Joe, Star Trek, Lego, Transformers e Hello Kitty, o meu preferido foi o do He-Man. Uma Barbie em esteroídes.

1 comentário:

  1. ja vi esta serie e adorei! adoro a historia por trás dos brinquedos! o meu preferido foi o do he-man também!

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar