sábado, 3 de fevereiro de 2018

VÍDEOS | A minha alegre casinha.


No 1 de Fevereiro, os Metallica surpreenderam o público português: homenagearam Zé Pedro, o falecido guitarrista dos Xutos & Pontapés, ao fazerem uma cover daquele êxito que não pode faltar em nenhum concerto, em nenhum festival e em nenhum festa. Ainda mal se ouviam os primeiros acordes, mas a letra de "A Minha Casinha" já se fazia ouvir pelo recinto.

Embora não seja fã de Metallica, cresci a ouvir Xutos & Pontapés e cedo se tornaram sinónimos de festa e alegria. É difícil, se não mesmo impossível, ficar impávido e sereno ao som dos Xutos. E, por isso, quando soube da morte do Zé Pedro a sensação que tive foi, primeiro, de surpresa mas depois de estranheza. Embora apenas o conhecesse dentro do mundo do rock português, senti-me triste. Mas quando ouvi o público a cantar a plenos pulmões com o vocalista, não foi tristeza aquilo que me encheu o peito! Foi felicidade. Felicidade porque uma das bandas mais icónicas do género a nível internacional ter surpreendido os fãs portugueses com uma música portuguesa? Também. Mas sobretudo senti-me feliz pela maneira como o trabalho dos Xutos atravessou gerações e fronteiras. Senti-me feliz porque a música é aquela linguagem universal que nos une a todos, mesmo quando não percebemos ao certo o que é que estamos a ouvir ou a cantar. A música sente-se.

Além disso, como ficar indiferente às vozes dos fãs durante estes três minutos? Impossível!

5 comentários:

  1. Eu achei muito bonito, até ali andou a lagriminha no canto do olho no vai ou não vai! Eu gosto sempre quando as bandas que cá veem tem interesse e dão sempre um miminho especial a cada publico. Principalmente os metallica que já fazem parte da "mobília" de tanto que já cá vieram.

    ResponderEliminar
  2. Acabei por saber dessa homenagem pela tv e posso dizer que foi bastante bonita
    Beijinhos
    Novo post ( Compras De Nail Art ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. É incrível como o trabalho destes nossos portugueses chegou tão longe. As músicas com que crescemos, os primeiros concertos dos nossos pais, a animação que se cria... do outro lado do mundo também a vivem. Que bonito!

    ResponderEliminar
  4. Como fã de Xutos desde que me lembro de existir, fiquei muito emocionada quando vi este vídeo. É uma honra que uma banda como os Metallica (que também não sou grande fã, mas reconhece-los o imenso valor) fazerem uma homenagem aos Xutos. E é muito saber que, apesar da tristeza de termos "perdido" o Zé, os fãs dos Xutos continuam unidos e a vibrar com a banda

    ResponderEliminar