terça-feira, 9 de janeiro de 2018

NEBULOSA | Pequenos grandes objectivos para 2018.

Os últimos meses de 2017 não foram os melhores da minha vida. Senti uma verdadeira montanha-russa de emoções, da qual sinto que ainda não saí. Duvidava de mim e das minhas capacidades, não acreditava quando alguém me dizia algo de positivo em relação à minha pessoa e ao trabalho que fazia, acordava cansada e levantava-me cansada, sem qualquer motivação para continuar. Sempre que tentava fazer algo que gostasse, algo que me dava prazer fazer, nunca estava satisfeita. Frustrada, irritada e triste. Pensei que fosse uma fase e que, em poucos dias, estaria de volta à mó de cima. Achei que o Natal dar-me-ia aquele boost de energia; afinal de contas, família, boa comida e um miminho revitalizam qualquer um. Mas o Natal passou e com ele o Ano Novo - sentia-me na mesma. Aliás, estaria a mentir a mim própria se dissesse que estou óptima! Não estou. Ainda me sinto frustrada, sem ter realmente razão para tal.

Embora o ano conte apenas com pouco mais de uma semana, começo a sentir que estou a melhorar. Não sou alguém que ligue a resoluções de Ano Novo, no entanto, acho fantástico ter-se objectivos. Quer sejam pequenos ou grandes, não interessa, o que importa é tê-los. Por isso, aqui estãos os meus. São poucos? São. Poucos mas bons!

#01. Ler mais.
Sinto que estou muito aquém no que toca quer a leituras quer a conhecimento. Sempre gostei de ler. No entanto, só péssima a acabar livros. Deixo-os quase sempre a meio ou quando falta aquele bocadinho para terminar. É um hábito terrível! Além demais, e a menos que perguntem à minha mãe, o conhecimento não ocupa espaço. No secundário pensava que sabia tudo o que tinha de saber, mas quando entrei para a faculdade percebi quão reduzida à minha insignificância estava.

#02. Dedicar-me mais àquilo que gosto de fazer.
Quando não tinha ninguém e a minha cabeça andava às voltas, tinha a minha escrita. No entanto, sempre que surgia um escape para as situações em que me encontrava, ela era relegada para segundo plano. Escrever faz parte de mim e, por isso, não me consigo imaginar a fazer alguma coisa não relacionada com escrita. Não quero esta se torne somente um detour para aqueles dias em que estou mal com a vida. Quero aprender e quero evoluir!

#03. Aprender a gostar de mim própria.
Estou em crer que deixei a mais difícil para o fim. A relação que tenho comigo mesma é complicada. Acho que todos nós passámos por uma experiência semelhante, nem que tenha sido por uma hora ou um dia. Todos temos defeitos e qualidades, mas focamo-nos tanto nos primeiros que nos esquecemos dos últimos. Para mim, isso é uma constante. Todos os dias penso no quão preguiçosa sou, mas esqueço-me que quando meto uma coisa na cabeça não há ninguém que me convença do contrário. É um caminho árduo, sem dúvida, e que não aprenderei num ano. Posso levar uma vida inteira, mas este é o primeiro passo. É como diz a música: este é o primeiro dia do resto da tua vida.


1 comentário:

  1. O primeiro passo é sempre reconhecer que algo está mal, reconhecido, é preciso mexermo-nos para concretizarmos aquilo que mais desejamos. Eu espero mesmo que 2018 te traga uma jornada de auto-conhecimento muito profunda e deliciosa e que o consigas conjugar com momentos de escrita naturais e leituras que te aquecem o coração tanto quanto uma chávena de chá.
    Desejo-te mesmo tudo de bom, Margarida, que 2018 te sorria com a mesma força que 2017 te passou uma rasteira, com MUITA!

    ResponderEliminar