Que a voz do Professor José Hermano Saraiva ecoe por este país adentro e te sussure um leve "foi neste preciso local" quando menos esperares. Ainda assim, mantém-te atento e não te deixes levar por essas palavras, pois não foi aqui que Carlos V, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, rei de Espanha e arquiduque da Aústria, nasceu.
No dia 24 de Fevereiro de 1500, na actual Bélgica, nasceu Carlos. Filho de Joana, a Louca, e de Filipe, o Belo, monarcas castelhanos mas também senhores de um vasto império atlântico, Carlos irá colher os frutos da complexa política de casamentos praticada pelo seu avô paterno, Maximiliano I, que lhe valerá a herança de diversos territórios europeus e extra-europeus.
Com a morte do pai e encarceramento da mãe, Carlos é tutelado pela tia e regente do Ducado da Borgonha e apenas quando atinge a maioridade é que é proclamado Duque da Borgonha e rei do Reino da Holanda. Com a morte do irmão que reinava em Espanha, Carlos torna-se Carlos I de Espanha. Poucos anos mais tarde, é eleito rei da Alemanha, sucedendo ao seu avô Maximiliano, e posteriormente, ao comprar os votos dos eleitores do Sacro Império Romano-Germânico, imperador do mesmo sob o nome de Carlos V.
Anos mais tarde, passa o título de imperador do Sacro Império para o seu irmão mais novo e o título de rei de Espanha para o seu filho, Filipe II (Filipe I de Portugal), retirando-se para um mosteiro em Espanha.
Agora que estão avisados não caiam na esparrela: quem foi o primeiro Carlos de Espanha? O quinto.
Lembro-me bem desse velhote da rtp:)
ResponderEliminar