domingo, 20 de setembro de 2015

FACULDADE | Da finalista que sou à caloira que fui


Num momento em que a maioria dos estudantes, tanto universitários como de outros ciclos de ensino, voltaram às aulas, as minhas só começam amanhã. No entanto, e já tenho visto vários exemplos disso um pouco por todos os blogues que sigo, achei por bem dedicar uma carta à caloira que em tempos fui. São algumas coisas que fui aprendendo e que gostava que me tivessem dito antes de pôr pé no belo do edíficio da faculdade, mas que, pronto, por acasos da vida, não chegaram até mim. É por certo uma maneira de relembrar os velhos e belos tempos pelos quais passei, mas também para acalmar os espíritos que ainda estejam ansiosos e nervosos com esta nova fase. Tenho noção que há pessoas que têm objectivo traçados e metas em vista desde muito cedo, mas nem todos os que entram para a faculdade se podem gabar do mesmo.

Não tens de saber logo o que queres. Só porque não conseguiste à primeira não quer dizer que tenhas de desistir. Tenta as vezes que forem necessárias, luta por aquilo que realmente queres. Mas se não tiveres a certeza também não faz mal. Pára, respira e pensa. Se esta janela está fechada, se aquela porta está trancada, é altura de pensares numa alternativa. Talvez os caminhos que conhecesses tão bem e pensas que são os únicos não o sejam.

Não te compares aos outros. Ninguém nasce ensinado. E se achas que aquele professor brilhante que tu admiras ou aquela aluna que é a melhor não chegaram onde estão com trabalho, então achas mal. Se queres ser boa naquilo que fazes, trabalha para isso. Não te compares aos outros, mesmo que isso funcione como um incentivo para ti, a competitividade nunca é algo realmente benéfico. Como finalista posso dizer-te que passei imenso tempo chateada comigo mesma porque x teve melhor nota que eu, mesmo quando a minha era um 18. Não vale a pena.

O nervosismo é o teu pior inimigo. Seja num trabalho, num teste ou simplesmente numa conversa informal, no café ou não, não é preciso estar nervosa. Compreendo, mas é que compreendo mesmo, quando te sentes nervosa perante a apresentação oral de um trabalho ou uma prova escrita. Mas, acredita quando te digo que não é só a pressa a inimiga da perfeição, o nervosismo também o é. 

Estuda, mas aproveita para aprender. Bem sei que estudar é um martírio, especialmente quando é uma matéria sobre a qual não te interessas minimamente. O conselho que te dou, e que vai parecer cliché, é que o vejas como algo mandatório mas como uma oportunidade de aprenderes. Eu sei, a sério que sim, em alguns casos é difícil ver a luz à frente do túnel.

Tem tempo para ti. Pratica desporto, lê algo que realmente gostes, vê filmes e séries, vai passear o cão ou até mesmo às compras. O importanto é realmente teres tempo para ti. É fácil que a faculdade e as tarefas que lhes estão inerentes tomem conta da tua vida, a rotina aulas-biblioteca-casa pode tornar-se perigosa e o stress acumula-se juntamente com testes e trabalhos e comentários e o raio que o parta, mas ter tempo para ti é fundamental. Lembra-te de não te auto-destruíres.

Reserva alguns dos teus minutos para os teus amigos, namorado/a e família. Quer dizer, já não bastava ter de arranjar tempo para ti, agora tens de arranjar tempo para estar com aquelas pessoas todas? Sim, é um desafio, mas vai-te saber tão bem que vais brander aos céus por o teres feito. Os teus amigos e família ter-te-ão sempre as costas protegidas. Nos momentos em que te sintas com menos forças, mais em baixo, eles estarão lá para te levantar do chão, mesmo quando achas que eles têm mais que fazer.

Organização, caloira. Organização. Tanta coisa para fazer e tão pouco tempo, certo? Bem, e se eu te dissesse que é tudo uma questão de organizares e aproveitares cada pedacinho que tens? Não tens necessariamente de abdicar de tudo o que gostas só porque vais para a faculdade. Claro que é difícil, mas ninguém disse que ia ser fácil. Pessoalmente, acho que uma agenda pequena ou um caderninho faz maravilhas.

Diverte-te. Disseram-me, ainda antes de entrar para a faculdade, que este seriam os melhores tempos da minha vida e não estavam a gozar! Vais conhecer pessoas novas e experenciar algo novo, podes desiludir-te mas também podes sentir como se estivesses no Pico! Não sejas séria quando a situação não o pede, aproveita.

4 comentários: