![]() |
| J.Y. Park "Fire" ft Conan O'Brien & Steven Yeun |
Desde o final do meu 3º ciclo que oiço K(orean)-Pop. Para alguém que sempre gostou de anime, manga, J(apanese)-Pop e J-Rock, a transição de uma península para a outra foi relativamente fácil. Foi através de amigos que me aventurei neste mundo e já lá vão, pelo menos, sete anos. Como o tempo passa a correr. Não quer isto dizer que deixei de ouvir outro género de música, simplesmente alargueis os meus horizontes. E não podia estar mais contente com essa decisão, ainda que involuntária.
Não, não entendo a maioria das coisas que estão a ser ditas, excepto aquelas que são cantadas em Inglês (o que, por vezes, nem sempre é fácil) ou aqueles chavões linguísticos que são comuns a várias músicas. Sim, eu também tenho dificuldade em distinguir uns de outros, sobretudo se forem grupos com 10 ou mais elementos (o meu limite é sete e, mesmo assim, tenho alguma dificuldade). Mas isso desaparece com o tempo e à medida que vamos descobrindo mais sobre o grupo.
Falar de K-Pop e falar de um espectáculo a vários níveis, desde à coreografia aos efeitos pirotécnicos e cinematográficos que podem estar presentes em palco. Mais do que a música, apesar de esta indústria estar repleta de artistas com imenso talento, é a performance que cola o outro ao ecrã, ou se tiverem sorte ao palco. Por isso, decidi partilhar convosco o meu top 5 de grupos masculinos (os femininos virão numa outra publicação).
![]() |
| GOT7 "Hard Carry" |
Composto por sete elementos de diversas nacionalidades, o grupo GOT7 estreou-se em Janeiro de 2014. Misturando movimentos de artes marciais e breakdance nas suas coreografias, é um grupo que integra elementos do hip hop com electro pop, resultando em performances cheias de energia e garra. O seu último trabalho insere-se numa série inspirada no percurso de uma viagem que, neste momento, vai no segundo mini-album: Flight Log: Departure e Flight Log: Turbulence. Podem encontrar o link para o último lançamento na legenda da imagem.
![]() |
| Monsta X "Fighter" |
Outro grupo que tenho para vos apresentar chama-se Monsta X, também ele constituído por sete elementos. O seu estilo é influenciado por uma mistura de hip hop, rap e rock. À semelhança do grupo anterior, e honestemante à semelhança de todos os grupos referidos nesta lista, também se caracterizam por serem carismáticos em palco, trazendo ao público espectáculos repletos de adrenalina. O grupo foi criado em 2015, depois dos elementos terem participado num survival show, cujo objectivo era seleccionar os seus integrantes.
![]() |
| Infinite "The Eye" |
Entre os cinco grupos apresentados, os Infinite são o grupo mais velho, tendo-se estreado em 2010 (sensivelmente quando me comecei a interessar por K-Pop). Contam com sete elementos e, para quem já os conhece, têm um estilo musical e coreográfico muito característico. Numa mistura de electro pop, R & B e dance pop, eles (e toda a equipa que têm por trás) conseguiram criar e estabelecer-se num nível que os distingue dos demais grupos, fazendo com que seja possível abanar a cabeça e dizer "isto é tão Infinite". Mais uma vez, e eu sei que se está a tornar repetitivo, as performances com que nos presenteiam são de se lhe tirar o chapéu. E digo-vos mais: este grupo é especialmente conhecido não só pelas coreografias complexas, mas também pela sua sincronia!
![]() |
| BTS "Blood, Sweat & Tears" |
Bangtan Boys, ou BTS, estrearam-se nos palcos em 2013 com sete elementos, todos eles originários da Coreia do Sul. Distinguem-se dos restantes grupos por se focarem em temas culturais, especialmente assuntos que assolam uma pessoa quando ela ainda é jovem. Desde a pressão que um estudante sente e o sufoco que é seguir um só caminho até ao sentimento de libertação e o incentivo para trabalharmos naquilo que queremos seguir, o grupo caracteriza-se por incluir vários géneros musicais, como hip hop, rap, R&B, rock, entre outros tantos, valendo-lhe distinção internacional. Depois da trilogia The Most Beautiful Moment in Life, que se baseia nas vivências de um jovem adulto, o grupo lançou um álbum, Wings, baseado na obra literária de Hermman Hesse, Damian, cujo signifcado se alia à incerteza de crescer, à tentação de ficar jovem para sempre (Young Forever, o último tema da trilogia The Most Beautiful Moment in Life), mas também à sensação de liberdade, de abrir as asas e voar.
![]() |
| VIXX "The Closer" |
Por último, e quem diz por último diz o primeiro, apresento-vos o meu grupo preferido. Todos os grupos anteriormente mencionados têm uma ou mais particularidades que os distinguem dos restantes e este não é exceção. Constituído por seis elementos, o grupo estreou-se em 2012 com um conceito divertido, que te convida a mexer. Mas durou pouco tempo. Bastaram mais dois lançamentos para se estabelecerem como um dos grupos mais versáteis da indústria. Para além das vozes, uma das características que mais sobressai nos seus espectáculos é a teatralidade e o facto de se basearem não só em obras literárias (Jekyll & Hyde baseado no livro de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde), mas também em temas da mitologia clássica.
Os seus mais recentes trabalhos basearam-se em três personagems mitológicas distintas: Zelos, Hades e Kratos - Conception Trilogy. Cada personagem teve direito ao seu próprio mini-álbum e estilo musical, que no final do ano passado se reuniram num único álbum, Ker. Uma coisa é certa: drama tornou-se sinónimo de VIXX.






Eu não sou fã, confesso. Mas a legião de pessoas que gostam deste estilo aumenta cada vez mais!
ResponderEliminarNão conheço nenhuma.
ResponderEliminar