sábado, 13 de fevereiro de 2016

CROMOS DA HISTÓRIA | O começo


A meu ver, História sempre foi a parente pobre das Humanidades apesar da sua riqueza. Algo um tanto paradoxo, certo? Em dadas alturas, pensava que estava a exagerar e que as pessoas em meu redor até gostavam de História. Com o tempo fui descobrindo que o mundo não era assim tão cor-de-rosa e que algumas pessoas não estavam muito interessadas no tema, ou sequer interessadas de todo.

Havia sempre este ou aquele tópico que chamava mais a atenção de alguém, aquele com que mais me cruzo são pessoas que acham a II Guerra Mundial extremamente interessante. Em certa medida, também a acho. No entanto, não é my cup of tea. Prefiro a I. E tudo aquilo que está lá atrás. 

É por isso que decidi abrir um nova rubrica no blogue (cooperem comigo, por favor. Não tenho imaginação nenhuma para nomes e títulos). Neste novo espaço, gostava de vos dar a conhecer, caso ainda não tivessem conhecimento, de pequenos factos e acontecimentos; desde algumas datas de aniversário de figuras que marcaram a História nacional e internacional, de acontecimentos que marcaram a História global e também algumas curiosidades.

Ainda assim, tenho de vos avisar: a minha área de interesse meio que vem desde o século V/IV a.C até ao final do século XIX e inícios do século XX. E no meio disto tudo, que ainda é muito tempo, gosto de um pouco de tudo. Confesso que, a partir do final da I Guerra Mundial, o meu interesse encontra-se em queda livre. Digo-vos isto só para não estranharem uma maior incidência em algumas épocas.

Por fim, porque também sou um ser humano e não um calendário, caso tenham conhecimento de alguma data ou evento em concreto que queiram ver no blogue, não se acanhem e enviem-me um mail para nebulae.andromeda@gmail.com.

5 comentários:

  1. uhhhhh vou adorar esta nova rubrica, estou ansiosa!!! Quando era mais nova sonhava ser professora de história. Acabei por tornar-me numa mulher da engenharia... mas a história foi sempre o meu amor secreto :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já andava a pensar nesta ideia há algum tempo, embora noutro formado. Espero que dê certo!
      Mesmo quando não se gosta de História, gosta-se de História. Ela entrenha-se como um bichinho e depois nunca mais nos larga. Mesmo quando segui-mos áreas diferentes ou quando lá vamos parar sem querer :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado :D Vamos ver como é que isto corre. Estou a fazer figas!

      Eliminar
  3. Adoro esta rubrica, sempre gostei muito de história, mas confesso que já não me lembro de grande parte, excepto as datas/acontecimentos mais falados :)

    ResponderEliminar