segunda-feira, 10 de agosto de 2015

MARCADOR | Histórias Secretas de Reis Portugueses

Foto da minha autoria. Não utilizar sem autorização prévia.
Estar de férias é sinónimo de pôr as leituras em dia. E fui exactamente isso que decidi fazer, uma vez totalmente livre de todo e qualquer exame.

A Feira do Livro, em Lisboa, foi uma excelente maneira de arranjar livros a bons preços. Desde aquele que realmente queríamos àqueles que nem sonhávamos existirem. Pois bem, foi o que me aconteceu com este autor, e jornalista, Alexandre Borges. Dele comprei dois livros, As Vitórias Impossíveis na História de Portugal e este, as Histórias Secretas de Reis Portugueses. O autor tem ainda mais um livro publicado, entre muitos outros, mas que não se inserem deste tema, As Dez Histórias de Amor em Portugal.

Se hoje vos trago este, numa próxima vez talvez vos fale d'As Vitórias Impossíveis na História de Portugal e num futuro que não se sabe ao certo quando será leia As Dez Histórias de Amor em Portugal. Pois bem, comecemos.

Se para muitos História é algo chato, pesado e que não interessa para nada, acho que está na altura de verem novos professores e dizerem aos antigos que assim não dá; o "não sou eu, és mesmo tu". Logo numa nota introdutória, o autor diz-se um bom contador de histórias, garantindo ao leitor que não se aborrecerá, uma vez que serão histórias contadas informalmente. O que realmente acontece. Desde o início de Portugal como reino independente aos inícios de uma República que enfrenta imensos problemas, Alexandre Borges não nos deixa pousar o livro com a sua maneira de nos relatar as verdades, os mitos e as possibilidades.

A pesquisa, mal seria se não lá estivesse, é pequena mas certeira, contando com os nomes de José Mattoso e Joaquim Veríssimo Serrão, nomes soantes da historiografia portuguesa. É um livro que realmente vale a pena ler; não é chato, muito pelo contrário, houve várias alturas em que me ria com o que lia; e lê-se muito bem. Não se trata de um daqueles textos densos e pouco animadores, sendo, por isso, digo eu, ideal para quem tem curiosidade sobre o tema. Mesmo que não vos desperte a atenção, a frase "o monarca que perdia a cabeça com freiras", por si só, é muito boa.

Na mesma linha deste livro, há um outro que eu adoraria ler, mas que é de um autor diferente, Luís Almeida Martins, é História Não Oficial de Portugal. Acho incrível esta nova moda de darem a conhecer a história do nosso país. Claro, lá está, desde que se faça a pesquisa necessária, nas fontes correctas.

Leiam e divirtam-se. Não se vão arrepender!

2 comentários:

  1. R: Tudo aspetos que concordo contigo ;)

    ResponderEliminar
  2. Adoro saber mais e mais sobre a História de Portugal e tudo o que está interligado a ele, deste aqui quatro títulos que vou adicionar à minha lista de leitura :)

    ResponderEliminar