Quem nunca pensou em estudar lá fora, seja por um semestre ou por uma semana, não é? Apesar de gostar da faculdade e da cidade onde estudo, não consigo deixar de pensar em como também seria bom estar fora deste belo rectângulo à beira-mar e conhecer novas culturas, novas pessoas e um sistema diferente daquele em que vivo.
As grandes universidades, apesar do prestígio que dão a quem lá estuda, nunca me apelarem muito por aí além. É por isso que as instituições em Inglaterra, maioritariamente, não me dizem muito. Contudo, não posso dizer o mesmo quanto às instituições italianas - juro-vos que numa vida passada poderia ter passado perfeitamente por uma italiana, devido ao amor e fascínio que tenho por aquela cultura. E agora que me estou a aproximar do final da minha licenciatura, não posso deixar de imaginar o quão maravilhoso seria fazer um próximo ciclo lá fora, especialmente nessa bota italiana.
Mas entre o imaginar e o planear realmente uma viagem e um momento desta envergadura corre muita água. Os impedimentos são sempre mais que os facilitadores, desde a questão monetária à média de final de curso. Há sempre alguma coisa que me desmotiva a não o fazer. O que me entristece. Porém, enquanto pensar e fazer cenários fantasiosos na minha cabeça não for um crime, vou continuar a fazê-lo e talvez chegue o momento em que me sinta verdadeiramente confiante para embalar as roupas, cadernos e livros e seguir viagem.
E quanto a vocês, já pensaram ou tiveram uma experiência deste género e que queiram partilhar?
Já pensei em fazer Erasmus mas depois de ver as condições e opções para o meu curso, assim como preços e bolsas para os locais que me interessavam, mudei de ideias. Talvez um dia mais tarde noutro contexto possa fazê-lo :)
ResponderEliminarPassei pelo mesmo dilema que tu quando tirei a Licenciatura. Os meus países de eleição seriam a Inglaterra e Itália, mas devido aos preços tão elevados não tive possibilidade de ir. Dependendo da Universidade, nem as bolsas ajudam. Se conseguires, aconselho-te vivamente a fazê-lo :)
ResponderEliminarRicardo, The Ghostly Walker.
Eu terminei recentemente a licenciatura e, por acaso, nunca pensei nisso. Em viajar sim mas, quando penso em ficar noutro país durante (por exemplo) um semestre penso logo em mil desculpas para não o fazer. Questões monetárias, barreira linguística...Mas, mesmo que não consigas fazer Erasmus podes sempre mais tarde fazer uma (ou mais) viagem a Itália. É um país lindíssimo que eu também adorava visitar e, por isso, mesmo que não vás para lá estudar não desistas de o visitar. Só vivemos uma vez :) (Pelo menos é o que dizem...)
ResponderEliminarMORNING DREAMS
Sofia Silva, Beijos*