![]() |
| Image: :) | Via Facebook | We Heart It |
É um dia como qualquer outro. Acordas, tomas um duche, arranjas-te e vais para o trabalho, para a faculdade ou simplesmente vais encontrar-te com alguém. Ao chegares ao local em questão, dás por ti a olhar para os letreiros sobre as entradas, "Bonita" e "Comum". Por qual entrarias?
Não se trata de algo inédito quando a Dova decide lançar uma campanha de sensibilização. E o mesmo se deu desta vez. Contudo, há que dar o merecido valor ao trabalho da empresa sempre que um projecto destes é lançado. A mais nova campanha teve lugar em cinco cidades, por todo o globo, São Francisco, Shangai, Nova Deli, Londres e São Paulo.
Ao longo dos quase quatro minutos de vídeo muitas foram as mulheres que optaram pela porta "comum", mas não foram poucas aquelas que se decideram pela "bonita". De facto, no final do vídeo, podemos verificar que as mulheres que se acham donas de uma beleza comum se arrependeram da decisão, inclusive, muitas delas confessaram que se tivessem oportunidade passariam pela porta "bonita". Todavia, tenho a dizer que o que mais me emocionou foi o facto de as mulheres que optaram pelo "bonita", quando acompanhadas, terem puxados as amigas com elas deitando por terra aquela teoria, na qual muitos gostam de acreditar, em que as mulheres são só amigas por interesse. Amigas que guiam amigas, pela mão ou por uma cadeira de rodas, e uma mãe que puxa a filha pela mão pela porta "bonita" quando esta se preparava para entrar pela "comum" é algo que eu acho bonito.
É complicado expressar-me sobre este tópico. Não por ser um assunto bastante badalado, o que se tem vindo a verificar desde há uns anos para cá, mas por não me sentir confortável o suficiente para explorá-lo, seja a nível de auto-estima ou de argumentos. Se me considero bonita quando me olho ao espelho? Só a última e a melhor bolacha do pacote. Contudo se me perguntarem o mesmo quando estou em público e/ou acompanhada, a resposta será completamente diferente. Quando estou com o meu namorado, eu sei que ele fica chateado e triste por eu não acreditar quando ele diz que sou bonita, que sou linda, mas não o consigo evitar. É-me difícil. Pessoalmente falando, a segurança que tenho quanto à minha imagem e quanto ao meu corpo é como as ondas do mar: constantemente insconstante. Tenho dias em que me sinto uma larva, tenho dias em que me sinto uma borboleta.
Porém, não deixo de ter uma opinião quanto ao assunto. Todas as mulheres e todos os homens (porque problemas com a auto-estima existem em todos os géneros!) têm uma beleza própria, algo neles que os torna únicos. Não serei hipócrita o suficiente para dizer que todas as pessoas são bonitas, uma vez que como todo o ser humano há traços que me atraem mais do que outros. Mas isso não quer dizer que um outro alguém não irá achar tal pessoa bonita. Tal como não espero que toda a gente me ache o máximo, a mais bela e formosa de todos (obrigado, pai, sei que acabaste de acenar com a cabeça em concordância). Ao folhear uma ou outra revista deparo-me com aqueles corpos fabulosos e dou por mim a pensar "também queria ter um daqueles", sim. Fui crescendo no seio de uma sociedade que tem os seus cânones de beleza, como todos os outros cidadãos do mundo respectivamente. Mas chego sempre à mesma conclusão: os meus acham-me a melhor coisa que aconteceu desde a invenção do fogo, porque não hei-de eu achar-me o máximo também? Ainda assim, se tivesse de escolher entre uma porta e outra de certeza que ficaria espacada, como um burro a olhar para o palácio, indecisa sobre qual escolher. No fim, de forma tímida, escolheria a "bonita".
E tu, qual escolherias?

Eu já vi essa campanha e está mesmo bonita. Eu escolheria a comum. Tal como tu, sinto-me bonita quando estou sozinha, mas em público não...
ResponderEliminarEscolheria comum. Não me sinto propriamente bonita... Não acho que seja terrivel mas não escolheria bonita para me definir...
ResponderEliminarConcordo contigo! Em casa sou capaz de admitir que me considero bonita, mas publicamente dificilmente o faço :s Se me dessem a escolher uma das portas, eu escolheria bonita! Nem que fosse para subir um pouco mais a minha auto-estima e além disso, beleza não é só exterior ;) Acho que as campanhas da Dove são sempre muito bem conseguidas!!
ResponderEliminarbeijinhos :*