terça-feira, 3 de março de 2015

HISTÓRIA | A última canção

Image: misfit toys. | via Tumblr
Hoje, pela primeira vez, fui assistir a uma aula de Arte Clássica. Não só se trata de um tema que suscita a minha curiosidade, é também uma cadeira leccionada por um dos melhores professores da faculdade, o qual com quem já tive a oportunidade de aprender. Falámos sobretudo da estrutura do teatro clássico, vendo vários exemplos do mesmo. Nenhum deles me impressionou tanto como o teatro de Lépsis Magna, na Líbia, com uma vista espantosa para o Mediterrâneo.

Contudo, o que mais me espantou na aula foi no final, quando o professor mostrou um vídeo em que se fazia a reconstituição da cidade de Pérgamo, na Turquia, nomeadamente como terá sido o altar de Zeus. Para além da reconstituição digitalizada, que achei fantástica, o que me ficou cravado na memória foi a música utilizada no vídeo: a composição musical mais antiga do mundo clássico!

A composição está gravada num túmulo, uma última prenda de um marido para a sua esposa. Pessoalmente, acho a peça do mais bonita que há. Está composta e interpretada em Grego Clássico, mas ainda assim é de uma beleza que eu não consigo adjectivar. Deixo-a à vossa consideração.



"As long as you live, shine, 
Let nothing grieve you beyond measure.
For your life is short, 
and time will claim its toll."

Sem comentários:

Enviar um comentário